- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Mosaico é uma arte decorativa que consiste em criar figuras geométricas ou abstratas com pequenos fragmentos de materiais. Essa técnica é aplicada em superfícies planas como pisos, paredes e quadros, além de esculturas. Do grego, o termo mosaico (mouseîn) é relativo às musas.
Uma curiosidade é que, por serem muito duradouros, os mosaicos também são chamados de pinturas para a eternidade
Qual é a origem do Mosaico?
Mosaico é uma palavra de origem grega, mousaikón, e significa “obra das musas”, a Arte Musiva, como é chamada, remonta séculos e provavelmente surgiu com os mesopotâmicos no ano 3000 a.C.. No ocidente, os maias e astecas já conheciam o mosaico, por isso, há controvérsias quanto ao seu surgimento.
Os mosaicos são encontrados principalmente na Itália, no Egito, na Macedônia – hoje ocupada pelos territórios da Grécia, Iugoslávia e Bulgária, China e outros países.
O registro mais antigo de um mosaico é de 3.500 a.C, na cidade de Ur, na região da Mesopotâmia. Trata-se do Estandarte de Ur, uma caixa de madeira com painéis nos quatro lados e um mosaico feito de arenito avermelhado, lápis-lazúli e outros materiais preciosos que retrata cenas cotidianas da sociedade mesopotâmica.
Vale lembrar que, no ocidente, provavelmente os maias e astecas já conheciam a técnica de Mosaico antes disso e, por esse motivo, há controvérsias sobre o seu surgimento. Mas o mosaico só começou a ganhar destaque no mundo greco-romano, especificamente na decoração de pisos e paredes, os gregos costumavam criar pisos com pedaços de mármore branco ou de cor, assentados com uma massa compacta e resistente.
O mosaico grego fez imenso progresso na expressividade, mediante o uso de pedras coloridas, especialmente talhadas, usadas em ricas residências que, conforme as divisões e seu uso, ofereciam ornamentos geométricos, naturezas-mortas, animais ou cenas mitológicas.
Mas, afinal, quando foi que a arte do mosaico se consolidou no mundo? Essa ascensão ocorreu no Império Bizantino, que surgiu no século IV e foi até o século XV. Diferente dos mosaicos gregos e romanos, que retratavam cenas cotidianas, de guerra, mitológicas e paisagens, a arte do mosaico bizantino era estritamente religiosa.
A arte em mosaico é vista em obras bizantinas retratando figuras sagradas como Cristo, a Virgem, santos e mártires, além disso, o regime do período era teocrático, ou seja: o imperador tinha plenos poderes administrativos e espirituais sobre a população, por esse motivo, não é raro encontrar na arte e arquitetura bizantina mosaicos onde ele aparece, juntamente com a esposa, cercando a Virgem Maria e o Menino Jesus.
Veja alguns exemplos de arte em mosaico na arquitetura bizantina:
As igrejas são um dos maiores exemplos dos mosaicos na antiguidade, a qual fora copiada por civilizações posteriores. Os mosaicos bizantinos tinham um caráter simétrico e monumental, sendo eles os responsáveis por disseminar essa arte, bem como suas técnicas.
Embora tenham sido um dos primeiros a explorar esse campo das artes, foi no período greco-romano que a arte musiva atinge seu apogeu.
Os temas mais explorados pelos artistas que compunham a arte musiva na antiguidade eram cenas cotidianas, sagradas, de guerra, históricas, mitológicas e paisagens. Certamente, os grandes mosaicos eram produzidos por um grupos de pessoas.
É possível encontrar muitos desses mosaicos feitos na antiguidade, por exemplo, na Basílica de São Pedro, em Roma; Basílica Ortodoxa de Monreale, na Sicília; Igreja de São Marcos, em Veneza; Igreja de Santa Sofia, em Kiev; Mosteiro de Dafne, em Atenas, dentre outros.
Com a chegada da modernidade, os mosaicos foram sendo substituídos por diversas técnicas de pintura e escultura, ao mesmo tempo que fora categorizado como uma “arte menor”, ao lado do artesanato e da tapeçaria, assim como outras manifestações artísticas, o mosaico entrou em declínio.
Muitos países da América Latina são ricos em artistas que compõem os mosaicos, por exemplo, o México e o Peru.
Já no Renascimento ele ressurgiu, mas precisou incorporar o estilo realista de representações para tentar criar imagens mais próximas do real.
Um exemplo famoso é o Mosaico na Basílica de São Marcos, em Florença.
Como era muito difícil e caro conseguir esse resultado, o mosaico tornou-se uma técnica menos popular durante muitos anos.
Mas vários artistas ao longo dos últimos séculos aplicaram o mosaico em seus trabalhos. Entre eles, podemos citar Cândido Portinari e Tomie Ohtake.
A calçada de Copacabana e o mural da Igreja da Pampulha, criado pelo artista Paulo Werneck, são exemplos famosos de mosaico no Brasil.
Todavia, na contemporaneidade muitos artistas retomaram a construção de mosaicos, sobretudo nos murais, abrangendo seu campo de atuação a partir dos mais variados temas figurativos e abstratos.
- Veja também:
- Mosaico Romano raríssimo é encontrado no Reino Unido
- A beleza de tirar o fôlego dos mosaicos bizantinos
- Técnicas Artísticas de Mosaico
Fonte: vivadecora e todamateria
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário