Conheça seis artistas de Mosaico Contemporâneo

Com início no século XIX, o Mosaico Contemporâneo marca o momento de ruptura com a tradição, se firmando como forma de expressão independente e original. A arte do mosaico renasce com força, renovada na concepção, autonomia e expressividade nas mãos de artistas capazes de produzir grandes obras. Algumas com dimensões enormes, acompanhando a arquitetura e design, outras em painéis, esculturas, peças de arte e de decoração.

Diferente da pintura, esta arte se utiliza de materiais tridimensionais que fazem um jogo de luz e cores nas superfícies onde são aplicados. Pedras naturais, pasta vítrea, vidro, cerâmica, materiais artificiais, ferro, cobre entre outros. No mosaico contemporâneo o artista tem a liberdade e ousadia de mesclar, incorporar e utilizar diferentes suportes para criar suas obras, com diversidade de cores, formas e temas. O mosaico pode ser escultórico, painéis bidimensionais e tridimensionais, quadros ou joias. E é esta variedade que as artistas querem apresentar na mostra.

As artistas


Bia Lisboa é apaixonada pelo mosaico antigo e o micro mosaico, conseguindo unir um pouco de cada técnica em suas obras do mosaico. Participou como artista convidada, representando o Brasil, nos Simpósios Internacionais de Mosaico Contemporâneo na Sardenha, Patagônia e Turquia.


Mara Castilhos cursou bacharelado em artes plásticas na UFRGS, onde utilizou a pintura e a escultura como linguagens prioritárias para sua expressão. Durante sua carreira, participou da 7ª Bienal de Artes Plásticas, na Galeria Bernanos Crous/Sorbonne Université, em Paris.


Mari Sangoi, contemporânea especialista em Mosaico Escultórico. Textura, movimento e cores vibrantes expressam sua alma livre e criativa. Participou de exposições nacionais e internacionais, como na Bienal de Curitiba, Itália, Argentina, Uruguai, Turquia e México.



Mariza Vedana deu seus primeiros passos no mosaico em 2017, em obras orgânicas, coloridas e vibrantes, estão presentes os reflexos da Índia, país em que viveu alguns anos. Estreia em sua primeira exposição abrindo as portas para novas conquistas no mosaico arte contemporâneo.



Mhel Gabbardo iniciou os estudos desta técnica das artes no Ateliê de Iara Sclovsky, entre outros, em Porto Alegre. Suas obras orgânicas e abstratas em tons coloridos e terrosos mesclam a madeira, fusing e outros materiais.



Tina Dumoncel atuou como arte-educadora por quase duas décadas. Tina une experiência pessoal, técnica e referências da arte, dialogando com o espectador através de materiais que são carregados de memórias, significados e representações, como o couro, grãos, letras e pedras naturais.








Fonte: vpmosaicos com correiodopovo

Comentários