- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
The Maze, dentro de comunidade no Catete, abriga ainda uma vista incrível da Baía de Guanabara e do Pão de Açúcar
Quem passeia pelas ruas íngremes de Tavares Bastos pode confundir sua aparência um tanto decadente com uma favela infestada de crimes, como frequentemente retratada em inúmeros filmes e séries. A verdade, no entanto, é completamente diferente, pois esse bairro de encosta é provavelmente mais seguro do que qualquer outra área do Rio de Janeiro, afinal, o batalhão de operações especiais da polícia fica bem no seu coração.
Além da falta de infratores, Tavares Bastos é inundada com dezenas de pontos cênicos que aproveitam ao máximo o terreno montanhoso e a proximidade de alguns dos marcos mais famosos da cidade. Acontece que, no entanto, um lugar no topo da colina oferece muito mais do que um mero panorama bonito. Elevando-se sobre os prédios estreitamente espaçados da favela, o Maze é um terraço bem abrigado, lindamente coberto com uma série de obras de mosaico que se misturam em harmonia com o horizonte icônico do Rio.
Este projeto de arte incomum foi ideia de Bob Nadkarni, um cidadão britânico que trabalhou como jornalista viajante pelo mundo e artista durante a maior parte de sua vida. No início dos anos 1980, Nadkarni chegou à favela, onde construiu sozinho sua própria casa e estúdio de pintura. O que começou como um prédio residencial modesto rapidamente evoluiu para uma instalação de arte completa quando Nadkarni decidiu cobrir partes de seu telhado com telhas coloridas que ele comprou antes em uma loja de cerâmica próxima.
À medida que seu mural de azulejos crescia em tamanho, Bob se tornou cada vez mais apaixonado por ele e logo depois optou por levar seu projeto de vida a outro nível. Nos anos que se seguiram, ele abriu um albergue no local onde hóspedes de todo o mundo podiam ficar por semanas a fio em troca de uma coisa: participar de seu esforço para transformar seu terraço em uma obra-prima da arte em mosaico. Como parte do intrincado trabalho de azulejos, azulejos de cerâmica de todas as cores, formas e tamanhos foram meticulosamente instalados, peça por peça, para criar dezenas de murais e esculturas.
‹ ›Após 4 décadas de trabalho, o telhado outrora mundano foi transformado em uma obra de mosaicos de tirar o fôlego que envolvia perfeitamente os pisos, os tetos, os parapeitos e as paredes em sua totalidade, algo semelhante ao Parque Güell de Antonio Gaudi em Barcelona. Entre os muitos murais que se pode encontrar aqui, há uma série de representações que ressoam com a vida pessoal de Bob, como um retrato estranho dele mesmo e um copo de cerveja Guinness. Eles são acompanhados por vários animais, monumentos, paisagens, figuras e padrões, todos inspirados na paisagem urbana do Rio de Janeiro, bem como na beleza natural do Brasil.
Talvez a obra de arte mais notável em todo o Labirinto seja uma escultura de azulejos de um rosto, perfeitamente dividida ao meio, com um lado apresentando um rosto feminino, enquanto a segunda metade se assemelha a uma figura masculina. Igualmente impressionante é uma abertura em forma de montanha que se encaixa perfeitamente com o Pão de Açúcar ao fundo.
Em 2006, Bob capitalizou ainda mais a localização cênica de sua casa e os mosaicos pitorescos abrindo um clube de jazz e bar, que rapidamente atraiu hordas de aficionados dedicados, ganhando o título de "um dos melhores locais do mundo para música jazz". Infelizmente para Nadkarni, seu sucesso meteórico foi interrompido quando as autoridades locais, instigadas por um grupo de vizinhos invejosos, o forçaram a fechar todos os seus negócios sob o pretexto de não conformidade com os códigos e regulamentos de construção.
Após anos de saúde frágil, Bob faleceu no início de 2023, deixando para trás uma mistura incomparável de histórias e criações, para sempre memorializadas nos mosaicos no topo de sua casa. O Labirinto fica aberto para visitação de quarta a domingo, entre 13h e 17h, e pode ser explorado somente com uma visita guiada (R$ 10 por pessoa).
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos













Comentários
Postar um comentário