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Depois de padecer quase duas décadas de abandono, o painel “Os estivadores” de autoria do artista cearense Zenon Barreto, acaba de ser completamente restaurado, voltando a exibir todo o vigor de sua expressão plástica no Centro de Fortaleza.
Durante os últimos anos, o estado de abandono da obra envergonhava a cidade, era uma espécie de chaga aberta no núcleo do espaço urbano. Dela despencavam quase diariamente algumas das pastilhas cerâmicas que compunham a obra.
Aqui mesmo, neste espaço, pudemos denunciar a situação de penúria do prédio e do painel de sua fachada, apontando a necessidade de resgatar a integridade da obra de Zenon Barreto, um dos maiores expoentes das artes visuais cearenses.
Pois agora o trabalho foi feito, com muita dedicação e carinho da parte dos artistas do mosaico que executaram a recomposição das milhares de pastilhas que faltavam na obra. São eles: Alessandra Cordeiro, Edson Felipe, João Paulo Cordeiro e Francelino Silva. Na empreitada atuou a firma AnimaCult, tendo a coordenação técnica de Lia Parente, a coordenação executiva de Glícia Gadelha, contando ainda com o restaurador Fred Barros. Ou seja, foi tudo planejado e executado profissionalmente.
A dimensão do painel é da ordem de 9,4 metros por 7,7. Devido ao desaparecimento das pastilhas originais, algumas cores tiveram que ser alteradas, mas outras foram procuradas com tonalidades bem próximas das que despencaram da obra. O filho de Zenon, Fred Barreto, foi consultado permanentemente ao longo do trabalho.
Originalmente, o prédio Centro dos Exportadores abrigava o Bancesa, que foi fechado no governo de Fernando Henrique Cardoso. Abandonado, o prédio foi-se deteriorando, até que em 2009 a Secretaria de Fazenda ocupou seus espaços, após uma reforma interna. Mas a fachada, que abriga o painel de Zenon Barreto, permaneceu do mesmo jeito, apodrecendo, vítima do desamparo, até meados de 2010, quando, finalmente, a Secretaria de Cultura decidiu recompor a obra.
Enfim, tudo bem quando termina bem. Não há mais o que fazer, senão cumprimentar a todos os que se envolveram com o resgate o painel de Zenon Barreto, devolvendo a este filho de Sobral a honra e a glória de ter deixado para a posteridade o esplendor de uma obra gigantesca, que coloca o Ceará no patamar elevado da modernidade artística nacional.
Além da grande vitória representada pelo resgate do painel de Zenon Barreto, é importante assinalar nessa empreitada a participação ativa da mosaicista Alessandra Cordeiro, que já contabiliza uma década de atuação na produção de obras em mosaico. Neste momento, vencida a etapa de recuperação do painel no Centro de Exportadores, a artista se volta para a realização de um painel com iconografia derivada da influência moura na Andaluzia, de forte complexidade geométrica.
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